segunda-feira, 1 de junho de 2015

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO COMEMORA O DIA MUNDIAL DO BRINCAR

Foi comemorado nesta 6ª feira (29/05), nas creches e  várias escolas de São Domingos do Maranhão, o Dia do Brincar com oficinas de brinquedos de sucata e diversas brincadeiras tradicionais como pular corda,  brincar de casinha,  de bonecas de pano, de  carrinhos de lata, cavalinhos feitos de cabo de vassoura e diversas brincadeiras que remontam ao tempo dos nossos  pais e avós. 


O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco-ONU na Conferência Internacional de Brinquedotecas, em 28 de maio de 1999, para chamar a atenção dos adultos para esse direito e dever das crianças que é o de brincar! Em vários países essa data é levada a sério por reconhecerem que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças. Por isso, a importância de lugares como as brinquedotecas que oferecem espaços e diversão.

O direito de brincar está contido no Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança (CDC) e foi referendado pelo Comitê dos Direitos da Criança, com a aprovação do Comentário Geral em 01/02/2013. Os países signatários, dentre os quais o Brasil devem, a cada cinco anos, enviar um relatório ao Comitê, sobre o progresso realizado, em relação aos direitos das crianças, em seus respectivos países.

O Artigo 31 da CDC reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas e livres e plena participação na vida cultural e artística. No entanto, o Comitê sobre os Direitos da Criança entende que, para muitas crianças ao redor do mundo, esses direitos não recebem muita atenção. E, mesmo onde há esse reconhecimento, ele tende a ficar em atividades estruturadas e organizadas, mais do que permitir o brincar livre e espontâneo, e a criatividade. Além disso, o aumento das populações urbanas, o papel crescente das comunicações eletrônicas, a comercialização da oferta do brincar, o trabalho infantil, a violência urbana e as crescentes demandas educacionais estão afetando de forma negativa o direito da criança brincar.

Fonte: Semed/SD - 30 de maio de 2015.

Um comentário:

Unknown disse...

Mais uma ação positiva realizada pelo governo municipal de São Domingos do Maranhão. Parabéns é pra frente que se anda!