quarta-feira, 2 de maio de 2012

ATIVIDADE PARA OS CURSISTAS: Introdução à Educação Digital


Leia o texto abaixo e poste um comentário sobre a
IMPORTÂNCIA DO USO DO COMPUTADOR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM


Caro cursista não esqueça de se identificar na postagem
(colocando seu nome e local de trabalho)
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

O Computador auxiliando o processo de mudança na escola

José A. Valente
NIED-UNICAMP e CED-PUCSP

Estamos praticamente vivendo na sociedade do conhecimento onde os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Cabe à educação formar esse profissional. No entanto, a educação capaz de formar esse profissional não pode mais ser baseada na instrução que o professor transmite ao aluno mas, na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento dessas novas competências.

Uma das tentativas de se repensar a educação tem sido feita por intermédio da introdução do computador na escola. Entretanto, a utilização do computador na educação não significa, necessariamente, o repensar da educação. O computador usado como meio de passar a informação ao aluno mantém a abordagem pedagógica vigente, informatizando o processo instrucional e, portanto, conformando e fossilizando a escola. Na verdade, tanto o ensino tradicional quanto sua informatização prepara um profissional obsoleto.Por outro lado, o computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola - a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. Usar o computador com essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, demanda rever a prática e a formação do professor para esse novo contexto, bem como mudanças no currículo e na própria estrutura da escola.

Fonte: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm

58 comentários:

Anônimo disse...

Participem dessa discussão...

Rosa Soares Pachêco disse...

A informática na educação, tornou-se um recurso indispensável, desde que seja utilizado de maneira a garantir o desenvolvimento educacional.

Francisco Soares disse...

a informática na educação é de suma importancia, visto que fundamenta o professor com recursos imprescidíveis dentro do processo pedagógico.

Unknown disse...

Concordo com vocês, professores. O uso da informática na educação pode trazer melhorias significativas para o processo de ensino e aprendizagem. É necessário que o educador esteja habilitado para usar essas novas tecnologias de forma eficaz.

antonia disse...

O compultador è uma das ferramenta de trabalho essencial na educação;que veio para auxiliar tanto no trabalho do professor tanto quanto no trabalho do aluno.

Regina célia disse...

O uso das tecnologias é sem sombra de dúvida uma ferramenta de grande relevância no processo de ensino aprendisagem, só que para isso é necessário que o educador também esteja habilitado para essa prática, já que por incrível que pareça o educando estar a anos luz à frente de gande parte do educador nesse sentido.

aureni disse...

essa introdução de computadores na escola veio transmitir conhecimentos para toda nossa clientela. aluno e professores.

aldenora santos peixoto disse...

A informática na educação tornou-se instrumento indispensável atualmente.Com isso, ao mesmo tempo em que esta evolução chega as salas de aula.faz despertar pensamentos mais críticos no que dizem respeito ao ensino-aprendizagem.

Clodomir Santos Gomes disse...

esta é a sociedade do conhecimento exige
um novo perfil de qualquer profissional
que seja flexível polivalente com capacidade de aprender e resolver problema
mas é fundamental que se ocupamos com as
questões referentes a existência do ser
porque o ser humano uma vez que seu objeto se constrói ou seja na medida que o
ser humano alternativa para seu viver.

Maria Rosete disse...

É muito importante ver atualmente na educação o poder da informática. Pois a grande maioria das pessoas ainda não tem essa informação. Mas o Ministério da Educação através do Proinfo tem procurado metas de acesso a educação por meio desse programa.

Marlene Lima disse...

a informática hoje na educação e essencial pois devemos está sempre atualizados no nosso dia a dia, buscando mais conhecimento para uma boa educação.

Jairene disse...

É muito importante para todos os professores essa oportunidade de qualificação na infórmatica.

Jairene disse...

É muito importante para todos os professores essa oportunidade de qualificação na infórmatica.

susana oliveira disse...

Prof.ª:Susana Oliveira
O computador como instrumento de ensino-aprendizagem,foi uma das melhores ideias já criadas, tanto para o professor quanto para os alunos, pois ,nos permite enriquecer as aulas com momentos prazerosos e divertidos.Além disso,temos conhecimentos de todas as coisas que acontece a nível de mundo.Beijos!

Rita disse...

Rita disse
O uso da informática se tornou essencial
para todos ,por isso vamos nos capacitar
logo.

FRANCIELMA disse...

COM A INFOMATICA NAS ESCOLASO


SE TORNARA MELHOR E MAIS INTERESSANTE PARA TODOS

maria disse...

A informática na educação veio para dinamizar e qualificar os processos de ensinos e de aprendizagem com vistas a melhoria na qualidade da educação básica.

Josilene Leda tá disse...

A informática é uma das ferramentas . de trabalho de suma importância nos dias atuais.

Josilene/ Leda Tájra disse...

O uso da informática é uma das ferramentas de trabalho
de grande importância.

Maria Amélia disse...

As novas tecnologias faz parte de uma educação de qualidade.

Maria das Graças disse...

O computador hoje é muito importante nas escola principalmente,serve também
na aprendizagem para o trabalho é para a vida social

Ledani Brandão Torres Pereira disse...

A informática na educação é um ganho valiosíssimo para o processo ensino aprendizagem, atualmente é uma das ferramentas mais prática , direta e enriquecedora, infelizmente ainda ao alcance de poucos.

Susete Oliveira, Unid. Esc. José Alves de Andrade disse...

Hoje vivemos na era digital e, com ela, várias mudanças estão ocorrendo dentro do contexto educacional.Um novo recurso, algo inovador,que desenvolve habilidades intelectuais e cognitivas, o que leva o indivíduo a explorar suas potencialidades, criando muito mais autonomia na aprendizagem.Basta professores e alunos conhecerem essa nova ferramenta e usufruírem da melhor forma possível.Assim, ambos, não terão medo de conviver com a tecnologia.

magna suelly disse...

E muito importante essa ajuda na nossa educação.Uma melhora nos estudos e na educação.

Regilda disse...

A importância da informática na educação, mostra um novo jeito de aprender a ver o mundo. A educação não pode ficar para trás. As escolas precisam sofrer modificações com a nova tecnologia, construir uma aprendizagem inovadora, formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

Rosiane disse...

É importante lembrar que devemos caminhar juntos com o processo de evolução para não ficamos para trás e, essa nova nova guia de informação que é o computador veio nos auxiliar ainda mais no processo de ensino aprendizagem, por isso é importante que professores e alunos se empenhem em aprender a manusear essa nova ferramenta de aprendizagem.

Maria Sueli disse...

a informatica na educação e muito inportante,pois é um incentivo para o alunado.

Rosenilda disse...

O novo mundo da tecnologia esta chegando para aprimorar ainda mais o conhecimento nas escolas.

Jane Torres Rodrigues de Oliveira disse...

A importância do computador em sala de aula é muito relevante, pois com ele nós professores podemos ensinar e aprender junto com os alunos a manuseá-los e manter um aprendizado de maior qualidade.

maria da consolaçao brito castro disse...

A informática na educação é imprecindível
no ensino aprendizado do aluno, pois é um método essencial para absorçao de conhecimentos.

simone disse...

A informatics hoje e uma da maiores fontes de aprendizagem para a sociedade em geral.

Lucivania Silva Moura disse...

O uso do computador na escola é de grande importância, pois tanto os professores quantos os alunos estarão tendo uma oportunidade de sempre bem informados.

Misselania Sousa Alencar disse...

a informática na educação é um bem na qual ajuda no desepenho do alunos , e fazendo com que eles tenham oportunidades determidas areas .

amanda disse...

Nos dias atuais a tecnaologia vem sendo um dos principais meios de comunicação para o público é muito bom projetos de comunicaçôes atravéz da tecnologia.

Francisca Esmeralda de Lima Melo disse...

A informática na educação só vem aprimorar cada vez mais o nosso conhecimento em relação ao desenvolvimento em sala de aula.

Antonia Nilda Carvalho de Sousa Silva disse...

A informática oferece aos alunos a conhecer e entrar no mundo das tecnologias.

gildeane disse...

Essa iniciativa é válida, sabendo que o professor é um facilitador do aprendizado.É necessário que o mesmo tenha esta importante ferramenta afim de tornar o conhecimento algo prazeroso e dinâmico para o nosso alunado

Anônimo disse...

a inclusão digital nas escolas é de grande valia tanto para o aluno como para o professor.Podemos nos aperfissoar para melhor trabalhar com os nosso alunos.

Edneide Arruda Silva disse...

Estamos vivendo em plena era digital e a informática é indispensável na educação, ela tem sido um grande apoio para o professor e um ótimo recurso na constução do conhecimento e desnvolvimento dos alunos.

Adriele disse...

informática na educação tem um papel importante na formação de um individuo, ao qual, vive em uma sociedade moderna com avanços tecnologicos, devemos estar prontos para encarar qualquer desafil.

Elisangela disse...

O computador é de fundamental importãncia dentro do campo educativo, pois amplia o conhecimento,favorecendo uma boa aprendizagem.

Eva maria disse...

É muito valiosa para o nosso país devido
pois estamos num mundo que a tecnologia
esta em pleno domínio,esse alunos vão esta
sendo preparados para um mercado de trabalho bem competitivo.

Francisca disse...

Com a inclusão da informática nas escolas será possível obter um conhecimento avançado e prático facilitando o aprendizado e facilitando o trabalho dos professores.

Antonio Cleucio disse...

A informática hoje é muito importante na formação do individuo,porque hoje o mundo gira em torno da tecnologia onde o computador e uma impotante ferramenta de trabalho.


Antonio cleucio Milhomem
U.Esc. Manoel Barbosa de carvalho.

Jocely Brandão disse...

A informática é de grande importância, pois auxilia os professores em seu trabalho e é uma forma de incentivo para que os alunos se sintam motivados a frequentar o ambiente escolar.Precisamos está a cada dia nos capacitando,senão seremos passados para trás.


Jocely Brandão(Unidade Escolar Manoel B. de Carvalho)

valma disse...

É muito bom desde que os alunos usem de maneira correta.

valma disse...

É muito bom desde que os alunos usem de maneira correta.

marinalva brito disse...

isso é muito bom espero que seja um programa continuo, e que seja usado com um bom planejamento

Alderina disse...

A informática é um ótimo meio de comunicação e também uma importante ferramenta de pesquisa.

airton disse...

A informática tornou-se o meio e ajuda mais prática e rápida da atualidade em pleno século XXI é indispensável o uso da mesma, por isso, tanto professores e alunos e de um modo geral aproveitemos esta ferramenta para que assim tenhamos uma educação melhor.

paula suenia disse...

o computador trouxe uma revolução muito grandes nas escolas
paula suenia

cesanildo disse...

o computador na escola é de suma importância,pois auxilia o educador no decorrer de seu trabalho.

Anônimo disse...

Parabéns pelas postagens.

ELISABETE disse...

O computador é meio muito interesante acomteceu no meio de cada um de nós .porque podemos pesquisar varias coisas ,apender conceitos e conpreender os conceitos da educação.

Antania de lima disse...

O Computador foi o meio de comunicação melhor que o Homem já enventor, porque assim pode ser mais facío das pessoas se comunicar e poder ficar por dentro de tudo.

Nilzalene disse...

É de fundamental importância, pois facilita o trabalho do professor e ao mesmo tempo do aluno.
com esse acesso tão liberal o aluno se sente motivado aumentando assim seu aprendizado.

Berizonilda disse...

O computador é uma feramenta de bastante utilidade principalmente nas escola. Porque muda até aforma do professor avaliar o aluno.Por exemplo:A questão da grafia,oaluno por si só corrigirá seu próprio erro ortográfico

crepusc�lo disse...

Meu nome é Raimundo Nonato, nasci e cresci em São Domingos(no povoado atraqueira para ser mais claro)conclui o ensino médio na escola horacio alves de andrade, estou morando a quase dois anos em SP, e trabalho com informatica, estou me especializando em Programacao Java. As vezes fico me perguntando:será que existe algum programador sao dominguense?
Nao sei!
Mas, se nao existe então serei o primeiro.
Obrigado São Domingos